Mercedes-Benz 300 SL Gullwing, de 1955, a leilão

Leilões de clássicos. Sabemos que não temos estaleca para entrar neles, mas gostamos sempre de nos manter a par da coisa. Especialmente quando se trata de relíquias como este Mercedes Benz 300 Sl Gullwing, de 1955. Todos sabemos que não é fácil encontrar clássicos cujo dono actual saiba quem foi o primeiro comprador. Neste caso, é fácil: Sig Nygren, um piloto de aviação e marinheiro norte-americano, foi o seu primeiro e único dono até hoje.

Ainda mais incrível, é o facto de este carro ter estado fechado durante 40 anos (desde 1976) num hangar de aeronaves, embora o dono tivesse o hábito de o pôr a trabalhar com alguma frequência. Por causa da sua ligação à aviação, Sig Nygren instalou vários componentes para aprimorar o seu carro, incluindo um cronómetro, um altímetro e um termómetro, para além de faróis de nevoeiro e um eigh-track player. Tirando isso, este Mercedes Benz 300 Sl Gullwing está intacto e idêntico à sua condição original, com a mesma pintura, em vermelho Fire Engine, e os mesmos estofos forrados em Red Plaid. As próprias marcas da inspecção de fábrica ainda são visíveis nos depósitos de combustível e óleo. No total, fez 50 mil quilómetros.

O leilão na Gooding & Company arranca a 20 de janeiro, mas preparem-se para passar um cheque a rondar os 850,000/950,000€.

Photos: Brian Henniker