Como lidar com o gelo no pára-brisas do carro pela manhã?

Ora bem, quem anda à chuva molha-se, é certo. Mas quem anda ao frio também corre o risco de congelar. É o caso dos nossos carros durante as noites geladas de inverno, que, como vêem, estão aí à porta e não estão para brincadeiras. Esta é, muito provavelmente, uma das maiores dores de cabeça que temos nesta época. Antes de irmos às dicas para resolvermos o problema de forma eficaz, o melhor é esclarecermos já o que NÃO se deve fazer de todo nestas situações.

O que não fazer

O mais fácil é sempre seguir o que diz o senso comum e agir por intuição, ou seja, pegar no balde com água a ferver e despejá-lo para cima do pára-brisas. Atenção, não quer dizer que a água quente não possa ajudar o gelo a derreter. O problema é que o contraste de temperaturas pode facilmente rachar ou mesmo partir o vidro. Em relação à utilização de sal, como alguns sugerem, o mais certo é que também deixe marcas indesejadas. Lembrem-se, o nosso objectivo é, não só remover o gelo, como zelar pela saúde do nosso carro. Quanto ao velho truque do cartão de crédito, para além de nos fazer perder a manhã inteira, é bem provável que deixe mazelas no pulso e no braço.

O que fazer

Sim, a velhinha chauffage funciona, embora não seja uma arma muito eficaz quando utilizada de forma isolada. A verdade é que naquelas manhãs em que o despertador não toca, não há tempo a perder, e a solução quer-se imediata. Posto isto, ligar o motor e direccionar o aquecimento para o pára-brisas é uma boa forma de começar o processo. Mas não chega. Agora, vamos à fórmula mágica. Para isso, vamos precisar de 3 coisas: uma garrafa de água, uma garrafa de álcool isopropílico, e um recipiente, de preferência um borrifador. Depois, é encher 1/3 do recipiente com água, os restantes 2/3 com o álcool e, agora, ao ataque! Esta é uma sugestão do professor de química David Katz, da Pima Community College, no Arizona, EUA. A quantidade de borrifos vai depender da espessura do gelo. Como estamos em Portugal e a situação raramente fica verdadeiramente preocupante, a coisa fica ainda mais fácil. A mistura da água com o álcool isopropílico tem um ponto de congelação muito mais baixo (- 15ºC) do que a água (0ºC), o que significa que a mistura não irá congelar quando a temperatura estiver abaixo dos zero.

Mais vale prevenir…

Como em tudo na vida, a prevenção é a melhor resolução. Para isto, existe também uma fórmula mágica, semelhante à anterior. Em vez do álcool, a mistura faz-se com água e vinagre (50/50) e a lógica é a mesma que no caso anterior, mas, desta vez, deve ser feito quando chegarmos a casa do trabalho, para ficar a actuar durante a noite. Caso não vos agrade a ideia de derramar vinagre por cima do carro, nada como criar uma barreira contra o gelo: seja com um pedaço de papelão ou um cobertor velho, por exemplo, basta passá-lo por baixo das escovas do pára-brisas e prender nas portas da frente. Na manhã seguinte, é remover cuidadosamente, para evitar que o gelo acumulado caia no vidro ou no capô. De qualquer das formas, mantenham a primeira fórmula mágica à mão. Just in case!