Para Que Serve? | A Hashtag #

Hand showing hashtag notification concept on blue background

Calma. Nós sabemos que a hashtag não é propriamente uma novidade e que já cá anda há alguns anos. Mas a verdade é que, como apareceu e se espalhou de uma forma tão repentina, ainda há muita gente que continua a usar hashtags sem saber verdadeiramente qual o propósito delas. E, uma vez que estamos a falar de uma pequena ferramenta com grande utilidade, achámos por bem acabar com todas as dúvidas que ainda possam existir desse lado.

Inventada por Chris Messina, a hashtag começou por ser utilizada no Twitter, contribuindo para os famosos trending topicsO objectivo era unir vários utilizadores da rede social em torno de tópicos de discussão comuns entre si. Desta forma, consegue-se agrupar uma grande quantidade de informação acerca de um tema através de palavras-chave. Ao “taggarmos” uma palavra, estamos a convertê-la numa hiperligação e a torná-la “pesquisável” dentro de uma espécie de rede interna – o que significa que, tanto seguidores, como não seguidores poderão aceder ao conteúdo que publicámos. Idealmente, isto irá gerar mais reacções e, eventualmente, novos seguidores. Por outro lado, quando não é usada para efeitos de partilha, a hashtag pode ser usada para efeitos de pesquisa. Em vez de andarmos num scroll infinito à procura de fotos de gatinhos, por exemplo, fica mais fácil se introduzirmos hashtags relacionadas com o tópico do nosso interesse no motor de pesquisa. Simplificando, a hashtag torna-nos mais visíveis para os outros e torna os outros mais visíveis para nós.

Dito isto, estes são os 6 erros (pelo menos, os mais comuns) que devemos evitar ao utilizarmos hashtags:

1. Usar hashtags como se não houvesse amanhã ❌

Atenção que quantidade não significa necessariamente qualidade. Embora, no caso do Instagram, o limite de hashtags seja 30, tudo o que seja de 10 para cima já começa a ser mais ruído visual do que outra coisa. Isto para não dizer de 5 para cima… Ok que, supostamente, mais hashtags ‘atraem’ mais seguidores, mas lembrem-se que muitas vezes não é exactamente o tipo de seguidores que pretendem (por ex: spammers ou interesseiros, que seguem para ser seguidos e depois deixam de seguir). Btw, escrevam as hashtags ou em português or in english, as duas things together é que não dá com nothing.

2. Fazer hashtag de tudo o que aparece na foto ❌

É importante que uma mesma foto não tenha dezenas de tópicos associados a ela. A dispersão só vai tornar o conteúdo desinteressante e cansativo. Até se aceita que ponham a boa da foto na praia com as hashtags #praia ou #verão. Mas não é preciso activar o modo metralhadora: #praia #verão #sol #areia #toalha #ceu #mar #mergulhos #bronze #chapeudesol #boladeberlim #gaivotas #ferias. Pronto, já deu para perceberem a ideia… Objectividade, sff!

3. #usarhashtagsmuitocompridasnuncaéumaboaopçãoasérionãofaçamisso ❌

Traduzindo: Usar hashtags muito compridas nunca é uma boa opção, a sério, não façam isso. Torna-se confuso e ilegível, sobretudo, quando o fazem sem marcar a diferença entre uma palavra e outra. Se é para o fazerem, pelo menos, que seja com uma maiúscula no início de cada palavra. De qualquer das formas, é pouco provável (para não dizer impossível) que haja alguém no mundo que se vá lembrar de pesquisar coisas como #aquelemomentoemqueacordaseestaachovergranizo. Just saying…

4. Fazer pontuação ou espaçamentos ❌

Vírgulas, pontos de interrogação/exclamação, pontos finais, espaçamentos, etc., vão impedir que seja criada a tal hiperligação. Ou seja, ficamos com um hashtag completamente inconsequente.

5. Usar hashtags só para ter piadinha, ser sarcástico ou mandar “indirectas”/inside jokes ❌

Usem a descrição das fotos para essas coisas. É para isso que ela lá está!

6. Construir frases em que cada hashtag é uma palavra 

#Não #não #é #bonito, #é #só #ridículo #e #provoca #dores #de #cabeça.

Antes de concluirmos, outra coisa muito importante: não lhe chamem “Asstag”  . Sim, já (ou)vimos isso acontecer…

The Late Show With Stephen Colbert sad angry stephen colbert twitter

hashtag-2
hashtag-3