Guitarra preferida de Jimi Hendrix pode (*) ser vossa

LONDON, ENGLAND - DECEMBER 10: Jimi Hendrix's Epiphone FT79 guitar is displayed at Bonhams auctioneers on December 10, 2010 in London, England. The guitar, estimated at £80,000 - £120,000, will form part of Bonhams Entertainment Memorabilia sale on December 15, 2010. (Photo by Peter Macdiarmid/Getty Images)

Já estão mais do que habituados a que vos falemos de leilões de carros ou motos. Mas, desta vez, vamos sair ligeiramente da nossa zona de conforto. Estamos perante um pedaço raro da História do rock & roll. Mas, antes ainda de avançarmos, queremos deixar o aviso: as cordas da guitarra podem conter vestígios de saliva. É que esta Epiphone F7 79 acústica pertenceu ao enorme Jimi Hendrix que, como certamente se lembram, tocava com os dentes.

Não só lhe pertenceu, como foi o instrumento que o guitarrista e compositor teve durante mais tempo na sua posse: 3 anos, muito mais do que qualquer outro. A guitarra, de 1951, foi comprada já em segunda mão por Hendrix, após a sua primeira tour. Custou-lhe – nada mais, nada menos – 25 dólares. Apesar de nos concertos aparecer quase sempre com uma eléctrica, Jimi construía a base melódica das suas canções numa acústica. Depois de ter esta Epiphone durante 3 anos, ofereceu-a ao guitarrista Alan Parker, em 1970. Com tantos anos, já tem obviamente algumas ‘mazelas’. Mas o que é isso comparado à possibilidade de termos nas nossas mãos a guitarra de um dos maiores músicos de todos os tempos?!

Pormenor muito importante a registar: Jimi Hendrix era canhoto, o que significa que a guitarra é ainda mais rara! Estima-se que seja vendida por um valor entre 95,000€ e 140,000 €.

Acompanhem o leilão aqui.

jimi-hendrix-4

jimi-hendrix

jimi-hendrix-3

jimi-hendrix-2