Para que serve? | O pedaço de tecido que vem com a roupa nova

tecido

Preparados para mais uma revelação ‘estrondosa’? Se têm acompanhado a rubrica “Para Que Serve?” desde o início, já devem ter percebido que os pequenos detalhes podem fazer uma grande diferença e ter muita utilidade (recordem os artigos anteriores aqui). O que vos trazemos hoje não é excepção e pode, de facto, poupar-vos algumas dores de cabeça e até algum dinheiro…

Todos nós (ou quase todos, vá), quando compramos roupa nova, chegamos a casa e não temos olhos para mais nada senão para aquilo. Já a experimentámos nos provadores da loja, mas não se perde nada em experimentar outra vez. E a primeira coisa que fazemos é livrar-nos daquela catrefada de etiquetas, papelada, alfinetes e afins, que só estão ali para atrapalhar. Mas muito cuidado com este momento de euforia: há certas coisas que não convém mandar fora. Este pedaço extra de tecido – que, por norma, vem dentro de uma pequena embalagem de plástico, juntamente com botões – é uma delas!

Sim, os botões já sabemos que servem, obviamente, para substituir aqueles que caem. Em relação aos pedaços de tecido, o primeiro pensamento que vos vai ocorrer é, muito provavelmente, que servem para ser usados como remendo. Só que não. Na verdade, os fabricantes de roupa disponibilizam-nos esta pequena “amostra” para que possamos testar a reacção do material aos diferentes tipos de detergente da roupa. Assim, escusamos de correr riscos desnecessários e estragar a nova peça de roupa logo na primeira lavagem. Não têm de quê!