Para Que Serve? | A peça de plástico que vem com a pizza

pizza-safer-2

Se no mundo existirem 7 mil milhões de pessoas, isso significa que 7 mil milhões de pessoas gostam de pizza (perdoem-nos a hipérbole). E quando se pega no telefone para encomendar uma, então, ainda sabe melhor. Naquelas noites infindáveis de filmes e séries, ui. Cai na perfeição. Para muitos, a resposta à pergunta deste artigo pode ser óbvia. Mas acreditem que muita gente não faz a mínima ideia de qual é o objectivo deste pequeno objecto. Se amam pizza tanto quanto nós, leiam isto, pelo bem da pizza – e pelo bem da vossa refeição também. Adiantamo-vos já que não é para brincar às barbies.

carmela-vitale

Carmela Vitale, a inventora do Package Saver

Em português, há – tanto quanto sabemos – dois nomes para este objecto. São eles “coisinho” ou “mesinha”. Em inglês, é conhecido por pizza saver, box tent, pizza table, pizza tripod, pizza nipple, pie nips, barbie table, cremange ou package saver. Este último nome é o mais correcto. Porquê? Porque foi assim que Carmela Vitale decidiu baptizar a sua invenção há mais de 30 anos. A patente foi pedida a 10 de fevereiro de 1983 e aprovada em 1985. Temos muito a agradecer a esta senhora. Bom, mas vamos ao que nos trouxe aqui.

pizza-safer

package saver foi inventado por Carmela Vitale para preservar a integridade das nossas pizzas. É que este tripé de plástico – aparentemente inútil – evita que o molho, ingredientes e, principalmente, o queijo da pizza fiquem colados ao topo da caixa, para além de evitar que a própria pizza se desmonte toda. Pensem connosco: quando o estafeta vem na entregar-nos a pizza na moto, passa por curvas, travagens e lombas; ou seja, a probabilidade de acontecerem desgraças dentro daquela caixa é muito grande mesmo. Para a próxima já sabem!

Ora vejam o que acontece quando a tal mesinha não é usada:

pizza