BMW Motorrad Vision Next 100: a moto 200% segura

Ultimamente, temos falado aqui sobre alguns concepts que deixam antever grandes progressos, tanto no universo das quatro rodas, como no das duas rodas. Mas, até agora, nenhum deles nos tinha surpreendido tanto como este. A Motorrad, responsável pelos motociclos da BMW, apresentou esta terça-feira, em Los Angeles, a Vision Next 100, uma moto que vai (se o protótipo realmente se vier a concretizar) ser capaz de detectar situações de perigo e agir em conformidade, evitando quaisquer acidentes. Por outras palavras, capacetes e roupas de protecção vão tornar-se completamente inúteis – o sonho de qualquer motociclista, right?

A Vision Next 100 é mais um ensaio da BMW sobre como serão os seus veículos no futuro, mais especificamente ao longo dos próximos 100 anos (daí o nome ‘Next 100’). Tirando o facto de ter um motor e duas rodas, esta moto não tem nada de convencional, a começar pelo facto de o próprio quadro auto-ajustar o seu formato durante a condução, fazendo com que o veículo nunca perca o equilíbrio. Ou seja, uma excelente oportunidade para que aqueles que não pescam nada de motos possam conduzir uma sem grandes preocupações (ou nenhumas!). A única coisa realmente necessária para pegarmos no volante da Vision Next 100 são uns óculos digitais, que disponibilizam informação sobre o veículo e a condução em tempo real. E que tal? Ficaram tão parvos quanto nós?

Ainda não é sabido ao certo o tipo de propulsão do motor, mas já é certo que será zero emissões. Quanto a velocidades, podem vir a rondar valores acima dos 200 km/h.

Mais informações aqui.

bmw-motorrad-vision-next-100-concept-motorcycle-4

bmw-motorrad-vision-next-100-concept-motorcycle-2

bmw-motorrad-vision-next-100-concept-motorcycle-3

bmw-motorrad-vision-next-100-concept-motorcycle-new