Para que serve? | O pequeno “gancho” nas costas das nossas camisas

camisa-3

Depois de vos explicarmos a razão de ser daquele pequeno bolso que vem em todas as calças de ganga, temos uma nova revelação a fazer (aqueles que já sabiam, por favor, ignorem e finjam que é tudo uma novidade estupenda!). Somos daqueles que acreditamos que nada na vida (ou quase nada) acontece por mero acaso, e na moda também é assim. De certeza que já repararam neste pequeno detalhe nas costas da maioria das camisas masculinas. Mas o que nos interessa aqui saber é: alguma vez lhe deram uso ou se deram ao trabalho de pensar por que raio é que ali está?

Em português, não existe um termo específico para designar este pormenor, por isso, vamos chamar-lhe “Locker Loop“, nome pelo qual ficou conhecido. Parece que o pessoal da marinha é perito em lançar tendências. Já tinha sido assim com o tal bolso dos jeans, e agora a história repete-se. Desta vez, tudo começou graças aos marinheiros norte-americanos da década de 50. Por esta altura, não existiam ainda roupeiros, como hoje em dia. As roupas eram dobradas e guardadas em gavetas de cómodas, em vez de penduradas. Só que os marinheiros dos EUA, quando passavam muito tempo em alto-mar, não tinham como passar as suas camisas a ferro, e não convinha nada aparecerem aos seus superiores com um aspecto todo amarrotado. Com o “Locker Loop”, eles penduravam as camisas quando trocavam de roupa, mantendo-as sempre apresentáveis. Depois de ganhar fama nos EUA, a moda espalhou-se ao resto do mundo, e chegou até nós. Com o aparecimento dos roupeiros, este detalhe passou a ter um efeito meramente decorativo, passando despercebido à maioria das pessoas.

Outra curiosidade: Na altura, o “Locker Loop” passou também a ser usado como “relationship status”. Como não havia Facebook, as mulheres mais ‘possessivas’ cortavam os “Locker Loops” das camisas dos seus namorados ou maridos para que se percebesse que estes já estavam comprometidos. 

camisa-2

camisa

camisa-4

camisa-5