Para que serve? | A setinha no painel indicador do nível de combustível

indicador do nível de combustível

Facto: já todos nós, pelo menos uma vez na vida, fomos pôr combustível no carro e ficámos à toa por não nos lembrarmos em que lado se situava o depósito. Mesmo aqueles que agora já não se enganam, é precisamente porque tiveram de, um dia, passar pelo embaraço de parar o carro no sítio errado da bomba de gasolina. Mas, mesmo esses, não pensem que estão totalmente livres de voltar a cair na mesma asneirada. Como é que vai ser quando alugarem um carro, por exemplo? Ou quando um familiar/amigo vos emprestar o carro dele durante uns dias? É para responder a estas e outras  dúvidas que serve a nossa rubrica “Para Que Serve?“. Viram? Acabámos de responder à pergunta “Para que serve… a rubrica ‘Para Que Serve’?”.

Claro que tudo seria muito mais fácil se os fabricantes de automóveis decidissem posicionar o depósito sempre do mesmo lado. Pelos vistos, não parece haver consenso quanto a isso e, como também não existe legislação específica acerca do assunto, a escolha acaba por ser, de certa forma, feita segundo os critérios de cada fabricante. Se é totalmente aleatória ou não, isso não vos sabemos dizer. A verdade é que há uma opção melhor do que simplesmente abrir o vidro e por o corpo quase todo de fora do carro para tentar ver a entrada do depósito, porque o retrovisor, infelizmente, não tem ângulo suficiente para nos revelar isso. E não, esticar a mangueira ao limite, só para não terem de pegar no carro outra vez, não é solução.

Da próxima vez que forem abastecer o vosso carro, experimentem olhar para o painel de instrumentos, em frente ao volante, mais especificamente para a zona do indicador de combustível, onde estão os famosos “F” (de “full“) e “E” (de “empty“). Estão a ver aquele pequeno triângulo mesmo ao lado do símbolo da bomba de gasolina? Está a apontar para um lado, certo? Pronto, problema resolvido. É desse lado que está a entrada do depósito. A maioria dos carros tem este ícone, mesmo alguns mais antigos. Nós é que nem damos conta destas coisas e acabamos por desperdiçar a utilidade delas. Simples, mas clever. Se, por alguma razão, o vosso carro não tiver, vão ter mesmo de decorar.

deposito