Qual a melhor cerveja que se pode beber em Portugal?

Bons-Rapazes-SBSR14_33

No Dia Internacional da Cerveja, 5 de agosto, pedimo-vos que escolhessem a melhor cerveja em Portugal. Depois de quase duas semanas de votação no ar, já não restam dúvidas. A Super Bock é a melhor cerveja que se pode beber em Portugal para os leitores do Bons Rapazes. De um total de 853 votos, 517 foram para a Super Bock, que venceu assim por maioria absoluta (61%). Em segundo lugar, ficou a Sagres, com 166 votos. O pódio fica fechado com a Heineken, que recebeu 66 votos. Confiram os resultados na imagem no fundo do artigo.

Rapazes, hoje, um pouco por todo o mundo, comemora-se o Dia Internacional da Cerveja. De certa forma, nós também estamos de parabéns. Afinal de contas, também simpatizamos (muito) com uma boa imperial – ou fino, como preferirem. Não somos esquisitos – desde que esteja bem fresca e a trabalhar em condições -, mas não há dúvidas que, à medida que vamos apreciando mais esta bebida, vamos conseguindo distinguir entre uma boa cerveja e uma cerveja de categoria.

Criar uma data específica para celebrar a cerveja foi uma ideia do senhor Jesse Avshalomov, em 2007, enquanto dava uns goles com os seus amigos Evan Hamilton, Aaron Araki e Richard Hernandez, na Califórnia. Convenceram  o bar que frequentavam a celebrar o dia, criaram um site e, num abrir e fechar de olhos, a iniciativa tinha-se espalhado pelos quatro cantos do mundo. De acordo com os quatro amigos, os objectivos do Dia Internacional da Cerveja são: 1. Reunir com os amigos e desfrutar de uma boa cerveja; 2. Homenagear os homens e mulheres que, por todo o mundo, produzem e servem cerveja e 3. Unir o mundo em volta da cerveja, celebrando as cervejas de todas as nações e culturas.

Num estudo publicado na edição de junho da revista Proteste, a DECO concluiu que a Sagres e a Super Bock (com a mesma pontuação) são as melhores cervejas em Portugal, logo seguidas pela Carlsberg, em 2º lugar, e a Heineken, em 3º. Os resultados foram obtidos depois de uma prova às cegas feita por provadores profissionais, tendo por base a relação qualidade/preço. E para vocês, qual é a melhor cerveja que se pode beber por cá? Deixem o vosso voto abaixo!

resultados