IronFarmer: o agricultor que é um homem de ferro

iron farmer 5

Ricardo Cabral. É provável que nunca tenham ouvido este nome antes. Mas registem-no, porque é um exemplo a seguir por todos nós. Depois de dedicar 20 anos da sua vida à agricultura, Ricardo Cabral decidiu fazer algo que nunca tinha feito antes: nadar, correr e pedalar em nome de boas causas. Aos 33 anos, vai participar no Ironman, a prova de atletismo (triatlo) mais dura do mundo, em Copenhaga. Mas não lhe chamemos Ricardo Cabral; chamemos-lhe IronFarmer!

Apenas seis meses. Foi o tempo que Ricardo Cabral, com a ajuda do seu preparador físico Nuno Barradas, precisou para se preparar para um dos maiores desafios da sua vida até então: o Ironman de Zurique, em 2015. Para terem uma noção do que isto significa, em média, o tempo de preparação para uma prova deste tipo é de cerca de dois anos. Para quem nunca tinha feito nada que se parecesse, é de se tirar o chapéu. Estamos a falar não só de um teste à resistência física, como também à resistência mental. Conseguem imaginar o que é nadar 4km, correr 42km e pedalar 180km sem descanso? Nós não. Em 2015, a força de vontade de Ricardo Cabral ajudou a criar um campo de férias para jovens com paralisia cerebral, em parceria com a APCE (Associação de Paralisia Cerebral de Évora).

Este ano, o desafio mantém-se, mas o objectivo é outro. A treinar cerca de 30 horas por semana, o IronFarmer vai participar no Ironman de Copenhaga, no próximo dia 21 de agosto. Mais do que cortar a meta da prova, Ricardo Cabral tem uma outra meta em vista: angariar 2 mil refeições para a Pão e Paz, em Évora, associação que apoia diariamente 150 pessoas carenciadas. A ideia é que cada quilómetro dos seus treinos seja convertido em euros. O custo de cada refeição é de 1,23€. Vamos dar o nosso contributo? Ao contrário de fazer a prova, não custa nada. O Ricardo é que tem a parte difícil. A nossa parte é fácil.

Os donativos podem ser feitos de duas maneiras:

1. Através do NIB da Pão E Paz: PT50 0007 0000 0018 8219 3832 3

2. Através da página de Facebook da Pão e Paz

Podem acompanhar o percurso do IronFarmer aqui.

Pão e Paz