As melhores praias fluviais d’ #oPortugalincrivel

Tapada Grande - Mértola

Temos um dos países mais incríveis no que diz respeito a praias. Lá fora, têm-no reconhecido vezes sem conta. Mas a verdade é que nem todos têm a sorte de viver mesmo ao lado do Atlântico. É a pensar nesses e naqueles que gostam de explorar águas doces, que decidimos compilar num só artigo algumas das melhores praias fluviais deste Portugal. E acreditem que não ficam nada atrás das outras. Aliás, optar por uma praia fluvial também tem as suas vantagens. É verdade que nem todas elas têm areia. Por outro lado, são mais silenciosas, menos frequentadas, nunca têm bandeira vermelha (aliás, grande parte das vezes, a bandeira é azul) e oferecem paisagens de cortar a respiração, em vez da constante linha do horizonte das praias litorais.

Agora, façam-se à estrada, que têm um país para percorrer, de norte a sul, mas quase sempre a este. Aceitam-se e pedem-se outras sugestões nos comentários em baixo.

 

Congida, Freixo de Espada à Cinta

Congida

Situada em pleno Parque Natural do Douro Internacional, junto à fronteira com Espanha, a praia da Congida foi recentemente requalificada, dispondo agora de novas estruturas de apoio e lazer: bar com esplanada, parque de merendas, parque infantil, anfiteatro ao ar livre, etc. É um ponto de partida de passeios turísticos de barco para subir o Douro.

Coordenadas GPS: 41º 04′ 35,8″ N / 6º 46′ 46,7″ W  
Vigiada: Sim
Zona de Estacionamento: Sim
Chuveiros/WC: Sim
Onde ficar: Quinta do Salgueiro B&B

 

Malhadal, Proença-a-Nova

Malhadal

Situada na base da Serra de Alvéolos, a praia do Malhadal é banhada pela Ribeira da Isna, um afluente do Rio Zêzere, com uma extensão de cerca de 1km. É o sítio ideal para quem procura paz de espírito e proximidade com a natureza. Mas, para os que gostam de se aventurar, também é possível alugar gaivotas e barcos a remo. Há parque de merendas com churrasqueira.

Coordenadas GPS: 39º 47′ 50,75″N / 07º 57′ 04,20″W
Vigiada: Sim
Zona de Estacionamento: Sim
Chuveiros/WC: 
Sim

Agroal, Ourém

Agroal - Ourém

Outro afluente do Rio Zêzere. Com uma profundidade, que vai desde os 0,90m aos 2,70m, este tanque foi construído precisamente na zona onde nasce o Rio Nabão, o que significa que, diariamente, passam por ali milhões de litros de água. A água é do mais transparente (e também do mais frio) que há. Atenção que há algumas restrições: não é permitido mergulhar, pescar ou levar animais. Por isso, já estão avisados!

Coordenadas GPS: 39º 40′ 45,05″ N / 8º 26′ 10,56″ W
Vigiada: Sim
Zona de Estacionamento: Sim
Chuveiros/WC: 
Sim

Alamal, Gavião

Alamal

No que toca a praias fluviais, a praia do Alamal é uma das que tem maior areal e, por isso, aproxima-se mais de uma praia “normal”. Fica situada na margem esquerda do Rio Tejo, mais precisamente… no meio do nada. Para além de toda a vegetação em volta, ainda podemos desfrutar de uma vista privilegiada para o Castelo de Belver. Ah, e talvez não seja má ideia dizer que tem campo de futebol e voleibol e um Centro de Aventura, com rappel, slide e passeios de barco e canoa. Em alternativa, também temos um passadiço de madeira para caminhar junto ao rio.

Coordenadas GPS: 39º 29′ 16,9″ N / 7º 58′ 03.3″ W
Vigiada: Sim
Zona de Estacionamento: Sim
Chuveiros/WC: 
Sim

Foz d’Égua, Piodão

Foz d'Égua - Piodão

A praia fluvial da Foz d’Égua fica situada na célebre “aldeia presépio” do Piodão, próximo da Serra do Açor. É aqui que se cruzam as ribeiras de Piodão e de Chãs, que depois vão em direcção ao Rio Alvoco. As duas margens são unidas por uma ponte de xisto. Aliás, xisto é coisa que não vai faltar por aqui, acreditem. A aldeia parece tirada de um filme.

Coordenadas GPS: 40º 14′ 52,3″ N / 7º 48′ 47,8″ W

Vigiada: Sim
Zona de Estacionamento: Não
Chuveiros/WC:
Não

Vimieiro, Penacova

Vimieiro - Penacova

Situada junto à foz do Rio Alva, a praia fluvial do Vimieiro destaca-se principalmente pela longa queda de água que liga as duas margens. A vegetação é densa, as águas cristalinas e o xisto também abunda. A praia dispõe de um restaurante/bar.

Coordenadas GPS: 40º 16′ 37,93″ N / 8º 11′ 51,72″ W
Vigiada: Informação não disponível
Zona de Estacionamento: Sim
Chuveiros/WC:
Não

Aldeia do Mato, Abrantes

Aldeia do Mato - Abrantes

Reconhecida pela Quercus com os galardões de “Bandeira Azul” e “Praia Para Todos”, é mais uma obra do Rio Zêzere, situada na albufeira da Barragem de Castelo de Bode. É uma das praias fluviais mais procuradas pelos amantes de desportos náuticas. Dotada de boas infraestruturas, como piscina flutuante, bar/cafetaria e até zona de campismo com bungallows.

Coordenadas GPS: 39º 32′ 44,38″ N / 8º 16′ 39,73″ W
Vigiada: Sim
Zona de Estacionamento: Sim
Chuveiros/WC:
Sim

Cardigos, Mação

Cardigos - Mação

Eleita, em 2013, a Estrela do Médio Tejo, na categoria Património Natural – Praias Fluviais, a praia de Cardigos parece mais uma piscina de um resort do que uma praia. Pelo menos, não deve haver muitas praias com relvado, em vez de areia. Em termos de infra-estruturas, é provavelmente uma das melhores: parque de merendas, churrasqueiras cobertas, bar, chapéus de palha…

Coordenadas GPS: 39° 41′ 42″ N / 8° 1′ 12,036″ W
Vigiada: Sim
Zona de Estacionamento: Sim
Chuveiros/WC:
Sim

Loriga, Seia

Loriga

Em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, a cerca de 800 metros de altitude, a praia fluvial da Loriga é a única no país situada num vale glaciar, cujos vestígios ainda são visíveis actualmente. Entre várias distinções, já recebeu os galardões de “Bandeira Azul” e “Praia de Ouro” e foi uma das finalistas das “7 Maravilhas – Praias de Portugal”, na categoria de Praias Fluviais. Precisam de mais razões? Dispõe de parque de merendas, parque infantil e bar.

Coordenadas GPS: 40º 19′ 38,11″ N / 7° 40′ 42,48″ W
Vigiada: Sim
Zona de Estacionamento: Adaptado
Chuveiros/WC:
Sim

Reconquinho, Penacova

Reconquinho - Penacova

A par Praia do Alamal, a Praia do Reconquinho é das praias fluviais com maior areal, quase que nos fazendo esquecer que não estamos à beira do Atlântico. Eleita “Bandeira Azul” e “Praia Acessível” em 2015, destaca-se pela extensa ponte de madeira que convida a dar uns belos mergulhos e dá passagem para o percurso pedestre pelas margens do Rio Mondego. Há parque de merendas, parque infantil, campo de futebol e (vejam bem!) fluvioteca, para os mais intelectuais.

Coordenadas GPS: 40º 16′ 0.70″ N / 8º 16′ 44.62″ W
Vigiada: Sim
Zona de Estacionamento: Sim
Chuveiros/WC:
Sim

Valhelhas, Guarda

Valhelhas - Guarda

Ora aqui temos mais uma praia com jardim. No coração do Parque Natural da Serra da Estrela, a Praia Fluvial de Valhelhas é (mais uma) banhada pelo Rio Zêzere. Para além das óptimas condições, graças ao parque de merendas, bares, parque de campismo e campo de jogos, durante os fins-de-semana de Agosto, os mergulhos e braçadas têm direito a banda-sonora, com vários espectáculos musicais.

Coordenadas GPS: 40º 24′ 10,1″ N / 7º 24′ 11,9″ W
Vigiada: Sim
Zona de Estacionamento: Sim
Chuveiros/WC:
Sim

Ortiga, Mação

Ortiga

Também conhecida por Praia da Foz da Ribeira de Eiras, a Praia Fluvial de Ortiga situa-se na albufeira da Barragem de Belver, em Mação, concelho rico em património histórico. Fica a pouco mais de 1 hora de Lisboa e está muito bem equipada com parque de merendas, piscina flutuante, bar, posto médico, entre outros. Se não fosse pelas montanhas ao fundo, ninguém diria que estávamos numa praia fluvial. Até tem espreguiçadeiras e toldos de palha.

Coordenadas GPS: 39º 28′ 59,3″ N / 08º 00′ 06,57″ W
Vigiada: Sim
Zona de Estacionamento: Sim
Chuveiros/WC:
Sim

Aldeia Viçosa, Guarda

Aldeia Viçosa

Mais uma no Parque Natural da Serra da Estrela. Frequentemente galardoada com “Bandeira Azul”, a Praia Fluvial da Aldeia Viçosa situa-se no vale do Rio Mondego e tem algo que a distingue de todas as outras: um escorrega aquático, com 5 metros de altura e 28 metros de comprimento. De resto, tem também parque de merendas com grelhadores, parque infantil, bar, campo de jogos, etc.

Coordenadas GPS: 40º 34′ 42,92″ N / 7º 18′ 26,41″ W
Vigiada: Sim
Zona de Estacionamento: Sim
Chuveiros/WC:
Sim

Albufeira do Azibo, Macedo de Cavaleiros

A 40 quilómetros de Bragança, está um dos lugares mais procurados para férias no Nordeste Transmontano. Situada nas margens do rio Azibo, esta praia foi “só” a primeira a ser distinguida com Bandeira Azul – título que tem mantido ao longo dos últimos anos. Além disso, está muito bem apetrechada em termos de infra-estruturas, sendo considerada “praia para todos” e “praia acessível”. É aproveitar toda a paisagem protegida da Albufeira do Azibo.

Coordenadas GPS: 40º 35′ 13,94″ N / 6º 54′ 25,29″ W
Vigiada: Sim
Zona de Estacionamento: Sim
Chuveiros/WC: 
Sim

Rocas, Castanheira de Pêra

Rocas - Castanheira de Pêra

Provavelmente, a praia fluvial mais invulgar de todas. Tal como a Praia Fluvial de Cardigos, a Praia Fluvial das Rocas também faz lembrar um resort. Neste caso, até temos direito a ilha e tudo (isto se chegarmos cedo, claro). A praia foi construída num lago com quase um quilómetro de extensão e mais de 10 mil metros quadrados. Se estes números já impressionam, deixem que vos falemos da piscina de ondas, com 2100 metros quadrados, a maior de Portugal. Claro que com tantas regalias (e não mencionámos todas) a entrada não podia ser livre. Preços a partir dos 5€ por pessoa para um dia inteiro.

Coordenadas GPS: 40º 0′ 17,28″ N / 8º 12′ 28,404″ W
Vigiada: Sim
Zona de Estacionamento: Sim
Chuveiros/WC:
Sim

Tapada Grande, Mértola

Tapada Grande - Mértola

Ok, estamos a chegar ao fim e já vimos aqui praias fluviais de todos os tipos. Quer dizer, quase todos. Sim, porque a Praia Fluvial da Tapada Grande, situada na Mina de S. Domingos, em Mértola, tem wireless gratuito. Impressionante, não é? Mas não se fica por aqui: também há chapéus de sol gratuitos, mesas de piquenique, parque infantil e… (suspense) … cinema ao ar livre. Foi considerada “Praia Acessível” em 2009, “Praia Saudável” em 2011, e “Qualidade de Ouro” em 2013.

Coordenadas GPS: 37º 40′ 19,2″ N / 7º 30′ 40,4″ W
Vigiada: Sim
Zona de Estacionamento: Sim
Chuveiros/WC:
Sim

Pego Fundo, Alcoutim

Pego Fundo

Claro que não poderíamos fechar este artigo e deixar o Algarve de fora. Para além da fantástica costa a que já nos habituou, o Algarve também tem praias interiores. É o caso da Praia Fluvial do Pego Fundo, situada próximo da foz do Rio Guadiana, já com um pé em território espanhol.  Tem tudo o que é preciso para se passar um dia agradável: parque de merendas, bar, campo de voleibol e jardim.

Coordenadas GPS: 37º 28′ 19,8876″ N / 7º 28′ 35,5332″ W
Vigiada: Sim
Zona de Estacionamento: Sim
Chuveiros/WC:
Sim