VIAGEM | Escócia | A cidade de Aberdeen

IMG_0859

Quem acompanha com frequência o Bons Rapazes sabe que nos fartamos (embora nunca nos fartemos literalmente) de falar de aventuras. Mas, melhor ainda do que falar delas é mesmo vivê-las – disso não tenham dúvidas. A nossa aventura na Escócia durou quatro dias, de 18 a 21 de julho. Soube a pouco, claro. Muito mais havia para ver, experimentar e sentir. Mas, ainda assim, voltámos com a mala cheia de histórias bonitas, aprendizagens consolidadas e fotos incríveis, que vamos partilhar convosco ao longo desta semana. Vão ficar ao pormenor a Land of Chivas Regal.

Este primeiro artigo é dedicado a Aberdeen, a cidade onde ficámos hospedados.

Aberdeen – Cinzenta como o céu britânico

À ida para a Escócia lançámos o repto: “O que é que há para fazer aqui?”. Uma das respostas que obtivemos foi: “A primeira coisa a fazer é sair de Aberdeen”. Ainda assim, quisemos dar-lhe uma oportunidade. Na viagem entre o aeroporto e o hotel, deu para perceber que não era uma cidade pequena. Aliás, a seguir a Glasgow e Edimburgo, é provavelmente a maior da Escócia. Foz dos rios Dee e Don, que desaguam no Mar do Norte, Aberdeen beneficia de uma localização estratégica, que lhe vale a alcunha de Oil Capital of Europe. De facto, pareceu-nos ser uma cidade madura a nível industrial, mas pouco desenvolvida a nível social/cultural. É basicamente na Union Street que tudo se passa. E, mesmo assim, bastaram quatro ou cinco voltas por ali para ficarmos a conhecer aquilo como a palma da nossa mão.

Além do petróleo, Aberdeen é famosa pela sua tradição académica – a University of Aberdeen, de 1495, é a quinta mais antiga do Reino Unido – e pela abundância de granito. Sabiam que o Palácio de Westminster e a Ponte de Waterloo, em Londres, foram ambos construídos com granito de Aberdeen? É precisamente graças ao granito que a arquitectura da cidade é simétrica e, acima de tudo, monocromática, reflectindo o estado habitual da meteorologia. Quase todos os edifícios fazem lembrar igrejas ou catedrais góticas. Embora, por um lado, tenha um ar sisudo, por outro, é uma cidade extremamente organizada, limpa e cuidada. Tomara muitas cidades portuguesas terem aquela quantidade de zonas verdes.

PS: Se algum dia forem a Aberdeen, levem guarda-chuva, mesmo que não esteja a chover. É que há gaivotas por todo o lado e, acreditem, a probabilidade de haver acidentes é relativamente alta.

IMG_0836

IMG_0828

IMG_0821

IMG_0852

IMG_0846

IMG_0854

IMG_0850