15 músicas portuguesas para cantarmos aos franceses durante a final

Já defrontámos os gauleses 22 vezes. Perdemos 16, ganhámos 5 e empatámos uma. A última vez que lhes ganhámos foi há 41 anos. Não queremos vingança. Nem ajustes de contas. Queremos a vitória, simplesmente. Porque já a merecemos há algum tempo. Chega do fado triste. As lágrimas têm de ser de alegria. Por isso, vamos lá cantar, que é para espantarmos estes males todos. Preparámos uma playlist à grande e à portuguesa. E até nos aventurámos a compor, vejam bem. O que acham destes versos?

Às redes, às redes!
Sobre a terra, sobre a relva,
Às redes, às redes!
Pela taça lutar!
Contra os franceses,
Marcar, marcar!

1. José Cid – Um Grande, Grande Amor

Addio, adieu, aufwiedersehen, goodbye. Não é preciso ser-se um poliglota para se saber dar um “tchau” em francês. Seja em que língua for, o importante é sorrir e acenar. Eles vão perceber a mensagem.

Letra aqui

2. Da Vinci – Conquistador

Já fomos ao Brasil, Praia e Bissau, Angola, Moçambique, Goa e Macau, fomos até Timor, e agora vamos até Paris para ser um conquistador outra vez.

Letra aqui

3. Diabo na Cruz – Ganhar o Dia

Estamos prontos para ganhar o dia e ninguém, nem mesmo a poderosa França, nos pode incomodar.

Letra aqui

4. GNR – Asas

As asas são para voar, as finais são para ganhar, os sonhos são grátis (como diz o Ronaldo) e para concretizar.

Letra aqui

5. Deolinda – Seja Agora

Não queremos esperar mais. Não deixemos para daqui a quatro anos o que se pode fazer hoje. Que seja agora que trazemos o caneco para casa!

Letra aqui

6. Amor Electro – Juntos Somos Mais Fortes

A união faz a força. Não ponham tudo nas costas do Ronaldo. Vamos jogar em equipa e mostrar o que valemos, dentro e fora de campo.

Letra aqui

7. Boss AC – Baza, Baza

França, baza, baza, vai para casa, casa. Sim, nós sabemos que eles jogam em casa. Mas a ideia aqui é que bazem do nosso caminho. É que isto aqui não é um filme, garçon.

Letra aqui

8. Da Weasel – Retratamento 

Vamos tratar-lhes da pele. Dar-lhes um bom banho (de bola), vestir-lhes um pijama, fazer-lhes uma papinha e metê-los na caminha.

Letra aqui

9. Amália – Lisboa, Não Sejas Francesa

Como diz a rainha do fado, Portugal é meigo às vezes, mas certas coisas não perdoa. Já bastaram as duas meias-finais perdidas (1984 e 2000) com eles. À terceira, não perdoamos.

Letra aqui

10. Sérgio Godinho – Espectáculo 

Nós vamos atirar para ganhar, vamos rematar e o golo que fizermos ficará para sempre na rede. Vamos dar aquele “chpetáculo” à moda do Fernando Mendes.

Letra aqui

11. Jorge Palma – Portugal, Portugal

Ai Portugal, Portugal, de que é que tu estás à espera para ganhar a tua primeira final?

Letra aqui

12. Xutos & Pontapés – Não Sou O Único

Não somos os únicos a querer olhar o troféu. Temos muitos do nosso lado. Somos milhões e milhões por tudo o mundo (mais do que 11). Vão ver, o sol brilhará para nós desta vez.

Letra aqui

13. HMB – Dia D

Tu não és ninguém, melhor que ninguém, França. Ouve, escuta bem, o que te vai acontecer. É o nosso Dia D, do desembarque na Normandia. E o vosso Dia D, de Derrota.

Letra aqui

14. Nelly Furtado – Força 

Throwback 2004. Esta força nem o Hugo Lloris pode parar. Desta vez, são eles que jogam em casa e que perdem na final. E nós vamos ser a tragédia grega deles.

Letra aqui

15. António Variações – Estou Além

Esta insatisfação, não conseguimos compreender, sempre esta sensação que estamos a perder. Mas vamos continuar a procurar o nosso mundo, o nosso lugar. O 1º lugar. O pódio. A vitória!

Letra aqui