10 coisas que o País de Gales tem que Portugal não tem

Uma das equipas-sensação do Euro2016. Depois do afastamento da Islândia, o País de Gales é a maior surpresa da competição. Convém lembrar que esta selecção nunca se tinha apurado para uma fase final do Euro e a última vez que participou numa competição internacional foi em 1958, no Mundial da Suécia. Agora, estão nas meias-finais e vão defrontar Portugal. Ninguém dava nada por eles, mas o certo é que praticam um bom Pêl-droed (“futebol” em galês) e são melhores que nós em, pelo menos, 10 coisas. Será que temos razões para os temer?

1. A terceira federação de futebol mais antiga do mundo


faw

Cento e quarenta anos. A Football Association of Wales foi fundada em 1876, o que não deixa de ser curioso, uma vez que o rugby é o desporto-rei no País de Gales. Mais antigas só mesmo a federação escocesa (1873) e a inglesa (1863). Para terem uma ideia, a Federação Portuguesa de Futebol só foi fundada em 1914, 38 anos mais tarde que a galesa.

2. O jogador mais caro da história do futebol

Wales-Gareth-Bale

Em 2013, Gareth Bale custou aos cofres do Real Madrid uns “escassos” 100 milhões de euros, ao trocar o Tottenham pelo Real Madrid. O galês ultrapassou, assim, a fasquia estabelecida por Cristiano Ronaldo em 2009, quando se transferiu do Manchester United para os ‘merengues’, por menos 6 milhões que o actual colega de equipa. Já sabemos quem é o mais caro, mas amanhã vamos ver quem é o melhor!

3. Um jogador que está no Euro 2016 e está desempregado

1Hal-Robson-Kanu

Hal Robson-Kanu. Ninguém o conhecia, mas agora é dos jogadores mais falados do Euro2016. Um mês antes do início do torneio, foi dispensado pelo Reading, equipa do Championship (divisão abaixo da Premier League). Foi dos pés dele que saiu o golo que deu a vitória frente à Eslováquia, no jogo inaugural do País de Gales. Depois disso, voltou a marcar contra a Bélgica, nos quartos-de-final. Não deve continuar desempregado por muito mais tempo…

4. Uma população de ovelhas superior à população humana

sheepherd-road_2449322a-large

Não são só mais que as mães. São mais que as mães, os pais, os filhos, os avós… O País de Gales tem cerca de 3 milhões de habitantes. Estima-se que as ovelhas são à volta de 8 milhões.

5. O homem que deu o nome à maior montanha do mundo

transferir

Com 8848 metros de altitude, O Monte Everest é o ponto mais alto do planeta Terra. São precisas quase quatro ilhas do Pico para chegarmos tão alto. O nome da montanha situada na Cordilheira dos Himalaias foi inspirado em Sir George Everest, galês que ocupou o cargo de Engenheiro Cartógrafo Geral da Índia, tendo sido o responsável por concluir um estudo cartográfico de 2,4 mil quilómetros, que abrangia uma área compreendida entre o sul indiano e o norte do Nepal, onde se encontra a montanha.

6. A localidade com o 2º nome mais comprido do mundo 

Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch

São 58 letras. Querem tentar ler?Força: Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch. Não, não adormecemos em cima do teclado. Traduzido para português, o nome desta localidade ficaria algo como A Igreja de Santa Maria na Cavidade das Árvores Aveleiras Perto do Redemoinho do São Tisílio da Caverna Vermelha. O recorde pertence à Nova Zelândia, com uma terra chamada Taumatawhakatangihangakoauauotamateaturipukakapikimaungahoronukupokaiwhenuakitanatahu (85 letras).

Vejam no vídeo abaixo como se pronuncia correctamente o nome da localidade galesa.

7. Catherine Zeta-Jones

Catherine-Zeta-Jones

Uma imagem vale mais do que mil palavras…

8. Maior número de castelos por metro quadrado no mundo

530005_herit_se_CaerphillyCastle_16x9

São menos que as ovelhas, mas mesmo assim são muitos. Embora o número não seja oficial, acredita-se que existam cerca de 641 castelos num país que tem pouco mais de 20 mil km² de área. Na imagem, pode ver-se o Caerphilly Castle, construído em 1268. Mas uma boa defesa não é tudo. Vamos esperar que Portugal derrube as muralhas e seja o Rei do jogo de amanhã.

9. O jogador com mais títulos na história do futebol

wnn-ryan-giggs-wales

Sir Ryan Giggs. Foram 29 anos a defender a camisola do Manchester United (a saída foi anunciada há coisa de uns três ou quatro dias). Nas últimas épocas, foi treinador/adjunto dos ‘Red Devils’. Aliás, quando Alex Ferguson abandonou o comando do clube, em 2013, Giggs, agora com 42 anos, chegou mesmo a ser treinador de si próprio: treinava e jogava. Ao longo de quase três décadas, o galês conquistou um total de 36 títulos (13 Premier League, 3 Taças de Inglaterra, 4 Taças da Liga Inglesa, 10 Supertaças Inglesas, 2 Ligas dos Campeões, 1 Supertaça Europeia e 2 Mundiais de Clubes). Vítor Baía é segundo, com 34.

10. Selecção com mais golos no Euro2016 

Wales-players-celebrate-their-teams-first-goal

Desde o início da prova, a selecção galesa já apontou 10 tentos, 3 deles foram da autoria de Bale. Portugal tem apenas 6 golos marcados. Vamos rezar ao São Patrício? Se calhar, é melhor.