Formula 1 | Williams bate recordes com o carro em andamento e… parado

williams_f1

Bem, 2016 está a ser um ano do caraças para a Williams. Numa só corrida, a equipa de Frank Williams bateu dois recordes. Primeiro, foi Valtteri Bottas a estabelecer nova marca de velocidade na Formula 1. Depois, foi a vez de Felipe Massa ser o mais rápido de sempre nas boxes. É ver para crer, rapazes!

Depois de, na época passada, os pit-stops terem sido o ponto fraco da Williams, a formação britânica fez um grande investimento a nível tecnológico e os resultados estão à vista. Até agora, foram eles os mais rápidos em todas as oito corridas desta temporada. Mas, este domingo, em Baku, Azerbaijão, passaram completamente os limites do aceitável, registando um pit-stop de 1,92 segundos, na altura em que Massa fazia a oitava volta das 51 do circuito. Claro que o mérito não é dele, mas sim dos heróis anónimos que estão nos bastidores a fazer a magia acontecer. Gente, expliquem-nos uma coisa: como é que se trocam quatro pneus em menos de 2 segundos?!

Os actuais tempos são registados só até à casa dos centésimos de segundo, o que coloca esta marca no mesmo patamar que a de 1,923 segundos, conseguida no Grande Prémio dos EUA em 2013, com Mark Webber ao volante. Para além de igualar o melhor pit-stop de sempre na F1, a Williams pode ter conseguido também o recorde de velocidade em pista. É que o velocímetro de Bottas parece ter batido nos 378 km/h, destronando os 372 km/h conseguidos por Juan Pablo Montoya, em Monza, em 2004. No entanto, a Federação Internacional do Automóvel (FIA) ainda não confirmou oficialmente a marca.

Ah, é só para avisar que, durante os dois minutos que perderam a ler este artigo, a Williams fez cerca de 60 pit-stops.

Eis todas as marcas da Williams nesta época:

Austrália / Williams / Valtteri Bottas / 2.35s
Bahrain / Williams / Felipe Massa / 2.27s
China / Williams / Felipe Massa / 2.10s
Rússia / Williams / Felipe Massa / 2.23s
Espanha / Williams / Felipe Massa / 2.12s
Mônaco / Williams / Valtteri Bottas / 2.43s
Canada / Williams / Valtteri Bottas / 2.11s
Europa / Williams / Felipe Massa / 1.92s