CINEMA POR MIGUEL MONTEIRO | MONDAY NIGHT FEVER

Star Wars Poster

Os sites todos em baixo! Foi assim a loucura que se passou na segunda-feira nos Estados Unidos e em Inglaterra. Foi o primeiro resultado do anúncio oficial da Disney de que estavam à venda os bilhetes para os primeiros dias de exibição do novo filme da saga “Star Wars”. Faltam dois meses para a estreia! O filme começa a chegar aos cinemas do mundo inteiro no dia 17 de Dezembro.

Só no Reino Unido, a Vue, terceira cadeia de cinemas do território, vendeu dez mil bilhetes nos primeiros noventa minutos. A Odeon emitiu um comunicado a confirmar que “os seus sites foram seriamente afectados” enquanto a Picturehouse, outro gigante da venda de bilhetes online, referiu-se a “uma procura sem precedentes”. Nos Estados Unidos, uma das maiores empresas do sector, a Fandango, optou pelo humor perante o caos da procura. Quem queria bilhetes para o filme deparava-se com a mensagem: “Something funny is definitely going on” (“Algo divertido está definitivamente a passar-se”)…

A loucura em torno de “Star Wars: O Despertar da Força” começou ainda antes da rodagem do filme e tem sido devidamente alimentada pela máquina de promoção que tornou nos últimos quarenta anos George Lucas num dos homens mais ricos do mundo.

Este fim de semana, a dois meses da estreia, foi lançado o cartaz oficial do filme. E na segunda à noite, no intervalo de um dos programas de maior audiência na televisão dos Estados Unidos, o trailer completo do filme foi exibido pela primeira vez. Nas primeiras quinze horas atingiu as sete milhões de visualizações no YouTube.

“Star Wars: O Despertar da Força” traz de volta os heróis da primeira série de filmes realizada entre 1977 e 1983 (Harrison Ford, Mark Hamill e Carrie Fisher) e junta-os a novos personagens interpretados por Oscar Isaac, Andy Serkis, Lupita Nyong’O, John Boyega ou Domhnaal Gleeson.

O realizador J.J. Abrams está aos comandos desta nova aventura, mas já passou o testemunho: O episódio VIII será dirigido por Rian Johnson, filme que já estará a ser rodado em segredo. A única confirmação que foi dada oficialmente: a estreia está marcada para 26 de Maio de 2017. É bom que os servidores das maiores empresas de venda de bilhetes online comecem já a reforçar a sua capacidade de resposta. Se alguma certeza temos é que tal como Han Solo ou Luke Skywalker, a loucura estará uma vez mais de volta.

 

Miguel Monteiro
(sigam por aqui)