CINEMA POR MIGUEL MONTEIRO | ELES ANDAM AÍ

Bons Rapazes Cinema McGregor

Tudo o que ouviu dizer é, provavelmente, verdade. Portugal sempre foi, é e provavelmente continuará a ser um oásis para as estrelas internacionais. As razões? As do costume, claro – comida, clima, beleza natural, hospitalidade. Mas a mais importante? Não são chateados por ninguém!

Marcello Mastroianni costumava dizer que Lisboa era o único local do mundo onde podia jantar sossegado com Catherine Deneuve sem paparazzos, sem comentários, sem pessoas a sussurrar à sua volta. Os dois tinham vivido um tórrido romance nos anos 70 do qual nasceu Chiara Mastroianni, hoje também ela atriz. E Marcello e Catherine foram vistos de facto a passear e a jantar no Bairro Alto nos anos 90, mas nunca tais encontros foram noticiados na imprensa.

Sim, Portugal é um sossego e os portugueses são muito sossegados. Cameron Diaz e Jared Leto jantaram tranquilos no La Paparrucha, perto do Príncipe Real em Lisboa. Robert De Niro, que tantas vezes é visto nas ruas de Cascais, aproveitou o sol e o peixe algarvio com o seu amigo James Gandolfini, o imortal Tony Soprano. E De Niro foi barrado uma noite à porta do Alcântara-Mar porque o porteiro achou que era alguém a fazer-se passar por…Robert De Niro.

Tudo o que ouviu dizer é provavelmente verdade. E algumas eu posso confirmar. Robert Pattinson e Christian Bale quando eram miúdos passavam os verões em Portugal. Pattinson confirmou-me e andámos os dois em Belém atrás dos pasteis para ele poder matar saudades!

Bons Rapazes Cinema Robert Pattinson em Belém

Robert Pattinson em Belém (2012)

A lua-de-mel de Brad Pitt e Jennifer Aniston passou por Sintra? Passou. Vieram os dois de carro desde Sevilha. Há dois anos Barbra Streisand e o marido James Brolin visitaram durante toda uma tarde de domingo o Museu Nacional do Azulejo, no bairro lisboeta da Madre de Deus. E Daniel Day-Lewis já percorreu muitas estradas de Portugal na sua moto. Quando quis conhecer Sintra foi pelo IC 19… Gael Garcia Bernal passou férias em Olhão. E em Tavira. E no Porto e em Braga. Francis Ford Coppola, amante e produtor de vinho como é, aproveitou a sua passagem pelo Lisbon & Estoril Film Festival para visitar quintas nos Douro. Ninguém soube…

 Bons Rapazes Cinema Francis Ford Coppola em Cascais

Francis Ford Coppola em Cascais (2009)

 Se pensa que viu Colin Farrell a passear no Paredão do Estoril…então viu mesmo. Ali bem no Tamariz onde nos anos 60 Brigitte Bardot foi interceptada pela polícia por estar de biquíni! Nessa mesma praia onde os glamorosos casais de Hollywood dos anos 50 e 60 como Audrey Hepburn e Mel Ferrer deram tantos mergulhos, onde Ingrid Bergman e Grace Kelly apanharam sol.

Bons Rapazes Cinema Juliette Binoche Cascais

Juliette Binoche em Cascais (2009)

Alguns foram apanhados por fãs e fotógrafos. E se Pedro Almodovar só captou a atenção dos automobilistas quando fazia as suas caminhadas a pé pela Marginal no Monte Estoril ou se Juliette Binoche passeou no inverno pela areia da praia do Guincho longe de qualquer olhar indiscreto, já Tim Robbins, que esteve com Colin Farrell em Algés a assistir ao concerto de Leonard Cohen, deixou-se fotografar pela imprensa. O mesmo aconteceu com Faye Dunaway quando percorreu a Baixa de Lisboa à procura de bandeiras e cachecóis do Benfica para levar ao filho. Ou aos muitos nomes sonantes que estiveram por Portugal em trabalho. Javier Bardem era quase um desconhecido quando filmou em Espinho e no Porto, mas o seu realizador foi John Malkovich. Meryl Streep, Glenn Close, Jeremy Irons, Antonio Banderas e Winona Ryder deram bem nas vistas quando filmaram no Alentejo “A Casa dos Espíritos” e Sean Connery e Michelle Pfeiffer fizeram parar o trânsito de Alfama para rodar cenas de “A Casa da Russia”. Já Johnny Depp …ninguém deu por ele quando esteve por cá a filmar “A Nona Porta” de Roman Polanski.

Bons Rapazes Cinema Sean Connery em Alfama

Sean Connery em Alfama. Foto Miguel Monteiro (1989)

E vem isto tudo a propósito de quê? A propósito de nestes tempos de redes sociais muitos fãs portugueses de Ewan McGregor terem sido surpreendidos por estas fotografias no Instagram. Porto, Portugal. Fim-de-semana passado. Quem o viu por aí a fazer turismo?

Bons Rapazes Cinema McGregor 2

Bons Rapazes Cinema McGregor 3

 

Miguel Monteiro
(sigam por aqui)