Bons Rapazes testam BMW i3 | VIDEO

Há bastante tempo que trazíamos em nós a curiosidade sobre o comportamento de um carro elétrico: “Será que dá gozo conduzir? Que seca tremenda andar sempre a carregar isto! Nem se percebe bem que raio de carro é!” A verdade é que ultimamente têm surgido modelos bastante interessantes e tivemos agora a oportunidade de testar aquele que tem dado bastante que falar, o BMW i3.

Não é um desportivo nem um clássico mas é um carro carregado de bom gosto. Talvez seja um carro do futuro.(?)

 No primeiro contacto que tivemos, quase tirávamos o bloco de notas do bolso para poder tomar conta de toda a informação mas, tal como acontece com algumas marcas de telemóveis que consideramos super intuitivas de se utilizar, pelos vistos também acontece com alguns carros. Neste pequeno mas bem espaçoso BMW i3, podemos encontrar tudo o que de melhor existe na marca, tanto a nível de materiais como de serviços. Vêem aquele ecrã central?, agora imaginem que esse ecrã fala convosco e vos ajuda no que precisarem, seja a encontrar e a reservar Restaurantes ou Hotéis, ou a obter informação sobre condições de Surf. O Concierge BMW fala convosco e resolve tudo chegando ao detalhe de conseguir enviar a informação para o GPS do carro como destino final ou até como Mensagem para ler mais tarde. Ah, ainda o numero de telefone em que apenas com um click no botão já estão a ligar para onde querem. Sentimo-nos no HER mas a única voz feminina que apanhámos foi a da Dina e não da Scarlet Johansson. Damn!

Uma das grandes novidades, pelo menos para nós, é a app para o smartphone que nos dá toda a informação sobre o carro. Desde a autonomia, às estatísticas de viagens e até ao domínio sobre o carro por controlo remoto, onde podem trancar, destrancar, acender as luzes, ligar o A/C e até apitar. Neste momento em que escrevemos este texto, estamos a a cerca de 1.500 metros do carro; demos uma vista de olhos na app e conseguimos perceber que está ligado à carga mas com as baterias já a 100% e com capacidade para fazer 115km em modo elétrico – este ainda tem um plus interessante chamado REX (Range Extender) que é nada mais nada menos que um pequeno motor da scooter da BMW com 650cc e um depósito com cerca de 9litros, o que permite a este carro, manter o estado de carga da bateria e ter o dobro da autonomia que tem apenas em modo elétrico, ou seja, aproximadamente 260 km.

 Notável ainda o seguinte, este carro foi pensado de raiz para ser elétrico, ou seja, para além da própria fábrica ser alimentada por energias renováveis, o carro é todo ele reciclado! Ainda que toda a carroçaria e rodas, etc, foram calculados ao milímetro de forma a que este carro consiga a melhor performance possível com o menor consumo possível. Não, não se agarrou num modelo já existente e se enfiou para lá umas baterias, foi completamente do 0.

 Informação extremamente relevante que aconselhamos que leiam é o que é fiscalidade Verde / incentivos que um cliente particular e uma empresa tem em comprar um carro 100% electrico ou plu-in hybrid. Vejam aqui.

 Com receio que se percam pela informação no texto, decidimos deixar uma pequena listagem do que podem encontrar neste modelo, ao fundo do post.

BMW i3_04 BMW i3_02 Bmw i3_01

Os pontos principais do BMW i3:
– Serviços Concierge (Ajuda a selecionar destinos de viagem, a reservar restaurantes, hotéis, etc., disponível 24 horas por dia através do Call Center BMW em português)
– Aceder a partir do BMW i3 ao mapa com locais para carregamento
– App iPhone BMW i Remote
– Possibilidade de colocar roteiro no GPS
– Autonomia entre 130 a 160 km em modo elétrico (varia com a utilização)
– Célula em carbono que o torna mais leve
– Sustentabilidade nos materiais
– Internet disponível e sem qualquer custo
Ao adquirir um BMW i3 tem 10dias/ não acumuláveis por ano com uma viatura de substituição a combustão nos primeiros 2 anos
– Dístico gratuito da emel no caso de ser 100% elétrico

 

Serviços Remote disponíveis:
Sinal de luzes
Perfil de carregamento
Controlo remoto climatização
Trancar veículo
Buzina
Localizador do veículo
Destrancar veículo