Cinema por Miguel Monteiro | O AMOR É LINDO!

Bons Rapazes O Amor e lindo

Podia ser “vendido” assim: Maria Rueff, Sílvia Rizzo, Ana Brito e Cunha, Elsa Valentim e Nuno Pardal num filme escrito e realizado por Vicente Alves do Ó! E só assim, este anúncio já seria o suficiente para tornar “O Amor é Lindo!” num acontecimento cinematográfico este ano.

Mas não. “O Amor é Lindo!” é, de facto, escrito e realizado pelo Vicente, tem a Maria, a Sílvia, a Ana, a Elsa, o Nuno, mas é um filme da ACT – Escola de Actores, protagonizado pelos seus alunos. Em vez das curtas-metragens de fim de curso, este ano, a escola fundada e dirigida pela Patrícia Vasconcelos, apostou numa longa.

As regras mantêm-se: os alunos são os protagonistas, revezam-se nas tarefas de produção, fazem toda a preparação, acartam o material, correm de um lado para o outro, exímios, perfeitos, num trabalho em que quase nada falha. E se alguma coisa falha, é prontamente resolvida com um entusiasmo e um amor que também são lindos.

Segunda-feira foi o primeiro dia de rodagem e o único até agora que inundou as redes sociais. A “culpa” não foi dos protagonistas do filme da ACT realizado pelo Vicente Alves do Ó. A “culpa” foi dos figurantes que pediram ao Vicente e à Patrícia para estarem presentes na primeira cena que foi rodada. Eu fui um deles. A Patrícia também lá esteve. Assim como o André Nunes, o Pedro Carvalho, a Margarida Moreira, a Ana Varela, o Hugo Costa Ramos, a Palhaça Carmen.

No primeiro dia do filme dos alunos, os “miúdos” foram os figurantes. E soube-nos tão bem que acho que nenhum de nós esquecerá aquele dia tão cedo.

Miguel Monteiro