Afinal o Lamborghini Miura não desapareceu

Bons Rapazes Lamborghini Miura 1

Foi protagonista no filmeThe Italian Job’, mais especificamente na sequência de abertura mais memorável da história do cinema.

Um impressionante carro cor-de-laranja em corrida pelos Alpes, que acaba por desaparecer num túnel, é destruído e atirado de uma ravina pela máfia italiana.

Os milhões que viram o filme, feito em 1969, deverão ter assumido que este Lamborghini Miura de que vos falamos seria irrecuperável e nunca mais voltaria a ser conduzido.

Ora e se vos dissermos que o carro vale agora mais de €1 milhão, e que foi encontrado em bom estado e comprado por dois businessmen britânicos?

Bons Rapazes Lamborghini Miura 2

Um deles, Joint Iain Tyrrell, quando soube que o carro estaria, afinal, em bom estado terá afirmado: “Estava céptico porque ninguém o tinha visto desde há 46 anos. Mas a minha fonte era credível, então comecei a tentar encontrá-lo.

Tyrrell terá sido convidado a ver o carro de perto – mas teve apenas 3 horas para o fazer: ‘Foi tudo muito à maneira James Bond; Tive de ir a Paris para inspeccionar o carro num parque subterrâneo secreto’.

O empresário britânico terá, então, ficado a saber que a sequência emocionante que abre o filme ‘The Italian Job’ terá sido filmada usando dois carros – ambos fornecidos pela Lamborghini, mas um deles esmagado.

O carro encontrado foi o primeiro usado no filme, estando intacto. O Lamborghini de ‘The Italian Job’ é considerado o ‘holy grail’ dos supercarros justamente porque ninguém soube o que lhe aconteceu depois do filme.

Screen shot 2015-03-17 at 10.08.22.jpg

 

Como o Miura ainda estava em boas condições, o Sr Tyrrell – que também é dono da Cheshire Classic Cars, um dos maiores especialistas em carros clássicos do Reino Unido –  estava apto a cruzar referências para verificar se o mesmo era o original. Tyrrell terá também verificado a história do carro no arquivo Lamborghini e dito: “Depois de inspeccionar o carro, não havia nenhuma dúvida de que era o Miura do ‘The Italian Job’.‘Existem certas peculiaridades no interior do carro, tais como o acabamento e a costura, que são como uma impressão digital ou uma marca de nascimento. Elas não podem ser substituídas. ‘

A investigação levada a cabo revelou que a Paramount alugou o Lamborghini e depois de filmar, tê-lo-á vendido a um negociante que, por sua vez, vendeu o Miura a um comprador não identificado.
Em 2005, depois de ter mudado de mãos algumas vezes, Norbetto Ferretti, um fabricante de iates de luxo, comprou-o. Essa operação trouxe uma coincidência notável para a saga, uma vez que o senhor deputado Ferretti era filho do comerciante que originalmente comprou de Lamborghini após ‘The Italian Job’. Por incrível que pareça, parece que tanto ele quanto seus donos anteriores estavam completamente inconsciente do seu papel no filme.
Screen shot 2015-03-17 at 09.46.26.jpg

O Sr. Tyrrell e o seu amigo e co-proprietário, Keith Ashworth, planeiam agora mostrar o Lamborghini ao mundo, embora não descartem a possibilidade de o vender. O valor do carro é susceptível de aumentar substancialmente, agora que a sua história é conhecida.

Mas o mistério do Miura não foi totalmente resolvido, afinal o esmagado Lamborghini, desapareceu sem deixar rasto. Quando a equipa de produção voltou para resgatar os restos do carro acidentado no dia seguinte ele tinha desaparecido e, obviamente, roubado.

Screen shot 2015-03-17 at 10.09.20.jpg

Screen shot 2015-03-17 at 10.09.26.jpg

Construído entre 1966 e 1973, Lamborghini Miura, de 275Km/h, é amplamente creditado como o carro que deu início à tendência de alta performance nos carros desportivos de dois lugares.