SEAT Leon X-perience em teste

bons rapazes Pedro Teixeira Tiago Froufe Seat1502

Depois de 45 minutos à espera do homem, lá aparece ele saído do túnel, de camisas às costas e saco de viagem na mão. Teixeira, o despachado do costume.

Estávamos com alguma vontade de conduzir o Leon X-Perience mas dispensávamos os quase 400 kms em auto-estrada a 120km/h… Tínhamos de almoçar na Quinta de Covela, junto a Baião, e não havia tempo para aventuras pela EN, pelo que tivemos mesmo de ir directos à A1. Cruise-control por aí fora, e o Froufe ao volante. E porquê? Perdeu a aposta que ele próprio sugeriu: “Zé, quem perder leva a bandolete e o carro!”. Se querem ver um homem de 31 anos de bandolete vermelha, espreitem aqui ou aqui que vale a pena…

Depois de 300 e qualquer coisa kms em auto-estrada e mais umas dúzias em Estrada Nacional em curva contra-curva, lá chegámos ao spot do almoço: Quinta de Covela – onde fomos recebidos pelo Tony Smith e pela Manuela Furtado.

Tínhamos gente simpática, boa comida e excelentes vinhos à nossa espera. E qual deles o melhor…(?) Já que estávamos em zona de vinho verde, foi mesmo por aí que começámos. E terminámos. Ainda “fomos” a um branco mas, talvez sugestionados pela zona, foram os verdes que nos alegraram o prato servido de peixe. Marcados por aromas intensos e frescos, tanto o Covela Edição Nacional Avesso como o Covela Edição Nacional Arinto, largam notas de citrinos e flores delicadas. Óptimos para iniciar uma refeição mas também para a acompanhar com peixes e mariscos, ou carnes mais gordas.

bons rapazes Pedro Teixeira Tiago Froufe Seat1515

Mais um pouco de conversa, café, e a clássica visita pela quinta a pé, e estávamos preparados para pegar no SEAT Leon X-Perience.

Durante a viagem já se tinha portado bastante bem, é um 4drive (4×4) pelo que a condução se torna bastante confortável e mais segura. Este que testámos também tinha caixa automática de 6 velocidades (nós por cá somos cada vez mais fãs destas caixas para o dia a dia); no modo Comfort, em auto-estrada, tudo correu bem e é normal que assim seja,  já que se mete a primeira à saída da portagem e só se volta a reduzir na portagem seguinte, mas pela EN, em modo sport, a caixa automática tornou-se um pouco cansativa. Portou-se bem, no entanto, assim como o motor 2.0TDI de 184cv que é o motor mais potente do X-Perience.

bons rapazes Pedro Teixeira Tiago Froufe Seat1541

Um pequeno trajecto fora de estrada deu para perceber que este carro ainda se tornaria uma surpresa nestas lides do off-road. Não estamos habituados a ver os SEAT a fazê-lo mas a marca vai acompanhar a tendência e lançar outros modelos do género, preparados para uma condução mais confortável em cidade com um comportamento bastante desenrascado (muito bem mesmo!) no campo / fora de estrada.

Não foi neste dia que o carro mais nos surpreendeu mas amanhã contamos o resto. Até lá, espreitem as fotografias que o Salvador Colaço tirou.

bons rapazes Pedro Teixeira Tiago Froufe Seat1504 bons rapazes Pedro Teixeira Tiago Froufe Seat1506 bons rapazes Pedro Teixeira Tiago Froufe Seat1507 bons rapazes Pedro Teixeira Tiago Froufe Seat1508 bons rapazes Pedro Teixeira Tiago Froufe Seat1513 bons rapazes Pedro Teixeira Tiago Froufe Seat1514  bons rapazes Pedro Teixeira Tiago Froufe Seat1519 bons rapazes Pedro Teixeira Tiago Froufe Seat1520 bons rapazes Pedro Teixeira Tiago Froufe Seat1521 bons rapazes Pedro Teixeira Tiago Froufe Seat1522 bons rapazes Pedro Teixeira Tiago Froufe Seat1523 bons rapazes Pedro Teixeira Tiago Froufe Seat1524 bons rapazes Pedro Teixeira Tiago Froufe Seat1525 bons rapazes Pedro Teixeira Tiago Froufe Seat1527 bons rapazes Pedro Teixeira Tiago Froufe Seat1528 bons rapazes Pedro Teixeira Tiago Froufe Seat1531 bons rapazes Pedro Teixeira Tiago Froufe Seat1534 bons rapazes Pedro Teixeira Tiago Froufe Seat1536 bons rapazes Pedro Teixeira Tiago Froufe Seat1540  bons rapazes Pedro Teixeira Tiago Froufe Seat1548 bons rapazes Pedro Teixeira Tiago Froufe Seat1550 bons rapazes Pedro Teixeira Tiago Froufe Seat1552 bons rapazes Pedro Teixeira Tiago Froufe Seat1555 bons rapazes Pedro Teixeira Tiago Froufe Seat1558 bons rapazes Pedro Teixeira Tiago Froufe Seat1561 bons rapazes Pedro Teixeira Tiago Froufe Seat1563 bons rapazes Pedro Teixeira Tiago Froufe Seat1565 bons rapazes Pedro Teixeira Tiago Froufe Seat1569 bons rapazes Pedro Teixeira Tiago Froufe Seat1574