Cante Alentejano | Património Imaterial da Humanidade.

Cante-Alentejano

Depois do Fado, foi a vez do Cante Alentejano receber o título de Património Imaterial da Humanidade.

A decisão foi tomada hoje de manhã, em Paris, pela UNESCO. O cante alentejano foi, aliás, referido como representante dos valores da UNESCO de solidariedade e fraternidade, sendo uma “referência de paz e serenidade”, um canto feito para aproximar as pessoas.

A visibilidade nacional e internacional são o primeiro ganho, para além da vertente turística. Depois da eleição seguem-se as acções de salvaguarda do Cante Alentejano, que contam com a recolha e análise documental e museográfica, a caracterização do cante alentejano, dos grupos de cante e dos cantadores, bem como a inclusão do ensino desta prática nas escolas locais a fim de promover a sua transmissão intergeracional.

O cante ligado às jornadas de trabalho e de convívio do Alentejo passa a ser conhecido pelo mundo, assim como o Gripo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, que fez 1800 Km para dar a ouvir aos delegados da UNESCO em Paris a moda Alentejo, Alentejo.

Os homens de Serpa tomaram conta da sala e, no final, receberam um forte aplauso e um agradecimento oficial por terem “elevado o coração e o espírito” dos presentes.

Portugal passa, assim, a ter três bens que fazem parte da herança imaterial da humanidade (fado, dieta mediterrânica e cante alentejano). Mais um motivo de orgulho pela cultura portuguesa.