Regras: Formal e Semi Formal

Mens-and-Male-Models-Street-Style-2014-1

Meus caros, longe vão os tempos do Eça, em que vestir de modo formal ou semi formal era peanuts para os gentlemen da altura. Sejamos sinceros! Estamos num século em que já não fazemos a menor ideia do significado de formal e semi formal. Mas isto existe? Existe, meus senhores e é por isso que hoje vos vamos dar as diferenças entre eles, o ‘sim’ e o ‘não’ de cada um destes dress codes e muita esperança para os vossos próximos eventos.

Dress Code Formal – Traduzindo para português significa…

Smoking tem de estar obrigatoriamente vestido! O laço é o acessório a apostar – um casaco à medida, camisa branca e laço branco.
Para ocasiões não tão formais, um casaco sem abas de grilo, colete preto e um laço preto.
Pode também acontecer que o evento seja durante o dia, e aí entram em cena o casaco, o colete e as calças de listas.
Nota: Sim, o smoking azul tem carta verde se não quiserem ir tão formais.

Dress Code Semi Formal – Traduzindo para português significa…

Não ao smoking. Ainda assim, continua a ser importante estarmos elegantes, sofisticados e com classe. Um fato escuro e gravata são essenciais num evento semi formal durante a noite.
Durante o dia a conversa é outra! Fatos mais leves, mas sempre com a camisa e a gravata para manter o lado mais conservador da coisa. Os sapatos devem ser clássicos e os acessórios, como os lenços de bolso e os relógios de pulso, devem estar impecáveis.
No final do dia, existe um ‘SIM’ que deve importar mais do que qualquer outro: se não estiverem 100% seguros daquilo que a pessoa responsável pelo evento espera de vocês, PERGUNTEM. Vão ficar bem na fotografia por mostrarem que se preocupam em corresponder às expectativas.
Mas os ‘SIM’ e os ‘NÃO’ não se ficam por aqui… Aconselhamo-vos a terem cuidado redobrado com os seguintes:

Código Formal – SIM e NÃO

SIM – Familiarizar com o smoking

NÃO – Improvisar. Não é a altura nem o local para uma camisa preta (ou para qualquer outra cor para além do branco), para uma gravata expressiva ou para uns ténis de designer. Fiquemo-nos pelos clássicos.

SIM – Ao alfaiate. O vosso alfaiate é o vosso melhor amigo. Garantam que as vossas calças não estão demasiado compridas ou que não cabem 2 dentro do vosso casaco.

NÃO – Ao desprezo para com o lado estético. Tomem banho. Façam a barba. Gastem a colónia (mas excessivamente). Tirem jóias que dão nas vistas. Resistam ao ímpeto de experimentarem um corte de cabelo ou penteado mais ousados.

SIM – Etiqueta. Aprendam como fazer um laço. Vivemos numa era dos tutoriais YouTube, por isso há-que tirar partido deles! Evitem os smokings alugados com igual fervor ao das regras anteriores.

NÃO – Façam pandã com o vosso par. Não estamos no baile de finalistas. Não importa o grau de insistência a que o vosso par possa ter chegado, não cedam! O vosso smoking não nasceu para complementar o vestido dela! O smoking também deve ter os seus minutos de fama para brilhar.

Semi Formal

SIM- Ao fato adequado. Um smoking é demasiado. Por ‘fato adequado’ entende-se um fato de lã escuro, uma gabardine ou um fato em caxemira. Se o evento acontecer durante o dia, um fato mais leve também pode ser uma opção.

NÃO – Fiquem com medo abrir mão da gravata. Por estes dias, não faz mal a ninguém se formos sem gravata a um evento semi formal. Se preferirem um look mais elegante, fiquem longe de tudo o que dê demasiado nas vistas. Guardem as vossas gravatas natalícias para as festas de Natal da empresa.

NÃO – Ao demasiado informal. Não se esqueçam que semi formal ainda tem a palavra ‘formal’ algures. Vistam-se de acordo com a palavra. Calças de sarja, jeans e calções não têm lugar reservado em eventos semi formais. Nem tão pouco os ténis.
Mas sigam a regra de ouro. Em caso de dúvida, é melhor estarmos ‘MAIS’ do que ‘MENOS’. Se estiverem indecisos entre duas peças, optem sempre pela opção mais formal. Se acontecer chegarem a um evento demasiado formais, têm sempre a hipótese de continuarem a estar bem, bastando para isso pequenos ajustes como tirarem a gravata.

Ainda te vamos encher de orgulho, Eça!

BeFunky_James_Bond.jpg

 

 

James-Franco-Crush